Dra. Clarissa
Drª Clarissa Marini P. Japiassú - CRM 11468 - RQE - 7302

Quando começar a ir no ginecologista

O ginecologista, médico que cuida da saúde da mulher, deve ser consultado já no início da puberdade, mesmo que a menina ainda seja virgem. Isso porque fica mais fácil de identificar desde cedo qualquer possível distúrbio hormonal ou má formação dos órgãos reprodutores, além de preparar a menina para a primeira menstruação.

Se você é mãe de uma adolescente, talvez tenha receio de que a visita ao ginecologista possa estimular o início da vida sexual de sua filha. Isso é bobagem! A ajuda de um profissional pode inclusive garantir que essa fase aconteça com toda segurança necessária.

Na juventude, quando não se tem vida sexual ativa, não é necessário visitar o ginecologista com tanta frequência, uma vez que são menores os riscos de câncer de mama e outras enfermidades. À medida que a vida adulta começa, entretanto, mesmo que seja virgem, a mulher deve visitar o médico anualmente.

Sabe por quê? Além dos cuidados em relação ao câncer de mama, sempre existe risco de infecções vaginais – algumas delas, como a candidíase, podem ser causadas por hábitos simples como ficar de biquíni molhado.

Voltar anterior

Comentários

Os comentários contidos aqui são de opnião dos usuários e não reflete a visão da Dra. Clarissa.

Marque sua consulta

Veja a disponibilidade

Entrar em contato

Exames de Rotina

Agende a seus exames

Entrar em Contato
Veja todas especialidades