Dra. Clarissa
Drª Clarissa Marini P. Japiassú - CRM 11468 - RQE - 7302

Especialidades

Tudo para a saúde da mulher

A saúde feminina possui importantes particularidades que devem ser observadas. Não apenas a prevenção e tratamento das doenças é o foco da atenção, mas as vulnerabilidades e características clínicas e comportamentais em diferentes fases da vida, como na adolescência, na maternidade e na menopausa.

Agende um horário de atendimento.

Entrar em contato

Áreas de Atuação

Ginecologia

É a especialidade que trata da saúde da mulher, da infância à terceira idade. Dedica atenção especial ao aparelho genital - composto por vagina, ovários, útero e trompas de Falópio - tanto no aspecto curativo como preventivo. Durante o período reprodutivo da mulher é visada a questão do planejamento familiar. No climatério, é dada atenção aos aspectos preventivos e de melhoria da sua qualidade de vida. A ginecologia também leva em conta os aspectos emocionais que atingem as pacientes, e que, muitas vezes, são as causas de suas visitas aos consultórios.

Consultas motivadas por orientações a aspectos relativos à vida feminina:
  • Puberdade;
  • Ciclo menstrual;
  • Sexualidade;
  • Medicação anticoncepcional;
  • Gravidez e Menopausa.
Principais queixas cujo o problema emocional está envolvido:
  • Irregularidades menstruais;
  • Disfunções hormonais;
  • Sintomas pré-menstruais e menstruais;
  • Dores pélvicas;
  • Vulvovaginites de repetição;
  • Problemas sexuais, alguns atribuídos a anticoncepcionais.

Obstetrícia

Especialidade destinada a cuidar da mulher grávida, durante a gestação, parto e pós-parto.

O profissional dessa área também orienta a mulher com aconselhamento pré-gestacional e acompanha a saúde do feto, permitindo identificar anormalidades precocemente e que possibilitam intervenções terapêuticas ainda no útero.

Além de ajudar no diagnóstico precoce de patologias que possam vir a acometer a mãe e o feto, o trabalho de prevenção realizado no pré-natal também tem auxiliado a diminuir as taxas de mortalidade infantil e materna.

Ultrassonografia

Realizada através de um transdutor inserido via vaginal na paciente. Avalia os órgãos pélvicos do sistema reprodutor feminino como útero, ovários e trompas. Podendo, assim, avaliar a presença de afecções como miomas uterinos, cistos de ovário e diagnosticar gravidez.

Ultrassonografias que devem ser realizadas durante a gestação e suas funções:

1. Primeira Ultrassonografia

Deve ser realizada assim que a mulher descobrir a gravidez. Geralmente é feita ainda na fase embrionária (5 a 9 semanas). Suas principais funções são a datação adequada e segura da idade gestacional, excluir a possibilidade de gestação ectópica (que ocorre fora do útero), diagnóstico precoce de gestação múltipla e permite a avaliação do colo uterino.

2. Ultrassonografia Morfológica do Primeiro Trimestre

Realizada entre 11 e 13 semanas e 6 dias. Avalia as estruturas fetais já formadas. Porém, sua principal função é avaliar e rastrear a presença de cromossomopatias (como a síndrome de Down) através de avaliação de estruturas como a traslucência nucal (prega do pescoço do feto), da presença de osso nasal, da avaliação do ducto venoso (continuação da veia umbilical com a veia cava inferior, através dele o sangue rico em oxigênio chega ao coração e é distribuído para órgãos vitais como o cérebro fetal), por exemplo.

3. Ultrassonografia Morfológica do Segundo Trimestre

Realizada entre 18 e 24 semanas e 6 dias. Avalia todas as estruturas e órgãos fetais como coração, estruturas cerebrais (como cerebelo), face, estômago, bexiga, mãos, pés, entre outros. Seu objetivo é avaliar se há algum tipo de malformação fetal.

4. Ultrassonografia Obstétrica Comum

Realizada em qualquer fase da gestação. Avalia peso fetal, posição fetal, localização da placenta, quantidade de líquido amniótico, crescimento fetal e avaliação das estruturas e órgãos internos compatíveis com a idade gestacional.

5. Ultrassonografia Obstétrica com Doppler

A Ultrassonografia com Doppler é utilizada principalmente no final da gestação (a partir de 26 semanas) e não representa risco para a grávida e seu bebê. Com ele é possível avaliar a condição de nutrição do bebê e sua oxigenação. O exame fornece conclusões sobre condições de deficiências agudas ou crônicas da nutrição do feto e sobre a função da placenta.

Uroginecologia

A uroginecologia e a fisioterapia pélvica feminina são as especialidades voltadas à prevenção e ao tratamento das doenças urinárias e dos músculos (assoalho pélvico) que sustentam os órgãos pélvicos femininos.

E veja como elas podem melhorar a qualidade de vida da mulher, em diferentes fases de sua vida: na incontinência urinária (perda involuntária de urina) e infecções urinárias de repetição; nas alterações intestinais (perda de fezes, constipação), e em alterações causadas pelo tratamento do câncer ginecológico e intestinal; no relaxamento excessivo dos músculos pélvicos durante ou após a gestação, ou na menopausa; e ainda, nas alterações durante o ato sexual (dor e dificuldade para atingir o orgasmo).

Marque sua consulta

Veja a disponibilidade

Entrar em contato

Exames de Rotina

Agende a seus exames

Entrar em Contato
Veja todas especialidades